terça-feira, 31 de maio de 2011

Oportunidades

formas de entrar na universidade

Pessoal para quem não sabe o exame nacional do ensino médio, enem, será aplicado duas vezes ao ano a partir do ano que vem, esse ano a prova acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro, as inscrições serão realizadas entre os dias 23/05 à 10/06 para mais informações e duvidas é só entrar no sitio enem.inep.gov.br, existe uma equipe de oito pessoas disponíveis neste sitio para tirar todas as duvidas possiveis.
O QUE FAZER APÓS TER FEITO O ENEM?
Muitos acabam se esquecendo do enem após te-lo feito mas assim que saírem as notas vocês devem estrar no sítio do Sistema de Seleção Unificada, o famoso SISU,  o sítio dele é sisu.mec.gov.br, ele é muito impostante pois lhe garante vagas em instituições publicas, a maioria das universidades federais e estaduais reservam um numero "x" de vagas para alunos aprovados pelo SISU, e a parte boa disso é que esses alunos tem todo um apoio dentro da universidade. Não se esqueçam, as inscrições no SISU acontecem geralmente pelo dia 15 de janeiro, como é durante as férias muitos acabam se esquecendo e perdendo o período de inscrições, pois as inscrições ficam abertas por mais ou menos 5 dias, então fiquem atentos.
Outra coisa a se fazer após o Enem é se inscrevewr no Programa Universidade para todos, PROUNI, diferente do SISU que dá duas opções de escolha para o candidato, o PORUNI  oferece três, e você pode escolher entre bolsas parcias ou integrais, as incrições ocorrem no sítio prouniportal.mec.gov.br, porém o PROUNI só oferece bolsas em instituições particulares, e não se preocupem vocês podem se inscrever no PROUNI e no SISU ao mesmo tempo, só não podem cursar duas bolsas gratuitas ao mesmo tempo, um abraço a todos e vamos correr na frente porque quem corre atras sempre chega por ultimo!!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

ingresso na vida universitária

  O ingresso na vida universitária é algo que os jovens de hoje em dia pensam estar muito longe de sua realidade, porém é algo que se está mais acessível do que se imagina.    
   Existem muitas formas de entrar em uma universidade hoje em dia, a mais dificil delas é pelo vestibular que geralmente tem duas ou tres fases entre conhecimentos gerais e específicas, os jovens ficam tão preocupados em prestar vestibular para uma ou outra universidade que acabam esquecendo e desvalorizando o enem. O conteúdo de um vestibular atualmente é mais conservador do que atual, o ensino conservador é encontrado com maior frequeência e, escolas particulares enquanto que o ensino mais dinâmico e atual é dado em escolas publicas, por isso que alunos de escolas particulares tem melhores resultados no vestibular do que no enem, por o enem ser uma espécie de resumo do que foi estudado durante todo o ensino fundamental e médio das escolas públicas.
  Uma boa dica é se dedicar muito no ensino médio e tentar uma boa nota no enem, não esuqecendo que o enem valoriza muito a redação, a apostila de português do ensino mádio das escolas publicas do ensino do estado de São Paulo tem um modelo que se encaixa exatamente com o que o enem pede, se você conseguir entender o conceito tira a nota máxima na redação e tua nota aumenta bastante.
  Outra coisa que talvez não saibam é que dentro das universidades publicas existem nucleos de assistencia ao estudante universitário, que é composto por pedagogas e assistentes socias, e dão total apoio ao ingressante, desde alimentação, casa do estudante ( alojamento) até bolsas e vale transporte. Atualmente não é necessário ter dinheiro para ingressar em uma universidade apenas dedicação e força de vontade, então vamos estuadr um pouco mais e se dedicar ao máximo ao enem. Um abraço a todos, espero que tenha ajudado!