ENEM, SISU e PROUNI

ENEM - exame nacional do ensino médio
É uma prova obrigatoria para alunos formando do 3º ano do ensino médio, mas que pode ser realizada por qualquer pessoa estando estudando ou não e no caso de estar estudando pode estar em qualquer ano. Como é obrigada para alunos do 3º ano torna-se de graça para eles, para os demais é cobrada uma taxa de R$35,00.
 Muito pelo contrário do que dizem, o enem não é difícil, é apenas cansativo, pois contem 180 quatões de multipla escolha e uma redação. A redação tem grande peso, mas na 2ª ou 3ª apostila de portugues do 3º ano do ensino médio do estado de São Paulo existe um modelo de como fazer a redação e se for seguido é certeza que se pode tirar nota 1000 na redação ( no enem as notas vão de 0 a 1000, e dadas separadamente, por exemplo, vc vai ter um,a nota em redação, outra em portugues, outra em ciencias da natureza...)abaixo há um exemplo:
ProvaNotaPresença
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias618.4Presente
Matemática e suas Tecnologias622.3Presente
Ciências Humanas e suas Tecnologias611.8Presente
Ciências da Natureza e suas Tecnologias563.4Presente
Redação900.0Presente

No enem é cobrado raciocínio lógico, é necessário que se leia com muito cuidado o enunciado de cada questão, as vezes a resposta ta no próprio enunciado, e terá de assinar uma das alternativas de cada questão.
O resultado do enem sai em janeiro, e tem que ficar atentos para isso.

SISU - Sistema de Seleção Unificada
É um sistema criado pela secretaria da educação para oferecer vagas de faculdades federais e estaduais através da nota do enem, ou seja vc entra na faculdade sem precisar fazer vestibular. Ele geralmente abre as inscrições em janeiro logo após o enem entregar as notas.
seguem-se abaixo mais informações sobre o SISU: